Natal, Tempo de Paz e Esperança

Com a aproximação do Natal as pessoas renovam o sentimento de esperança, e mais uma vez é tempo de exercitar a paz e a fraternidade entre os homens. Apesar do consumismo a que ficou reduzido em alguns lugares, o período é capaz de operar verdadeiros "milagres" entre as pessoas.

Nesse sentido, colecionamos abaixo algumas curiosidades relacionadas à data comemorativa, extraídas do site historiadigital.org:


O Natal Na Primeira Guerra Mundial

No Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, soldados ingleses e alemães deixaram as trincheiras e fizeram uma trégua. Durante seis dias, eles enterraram seus mortos, trocaram presentes e jogaram futebol. Texto extraído da edição online da revista Aventuras na História, de autoria de Bruno Leuzinger.


Ceia de Natal

Na Europa, antigamente, as pessoas deixavam a porta de casa aberta durante a noite para que viajantes e pessoas pobres pudessem participar da ceia de Natal. Até hoje, a refeição é o momento de confraternização entre amigos e familiares.


Missa do Galo

A criação da Missa do Galo é atribuída a São Francisco de Assis, que teria construído o primeiro presépio em 1224, na cidade de Greccio, na Itália. O ato era seguido de uma missa e, como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo.


Categoria:Informação

Deixe seu Comentário