O Que é Web Rádio?

Sabemos que o rádio é, sem dúvida, o veículo de comunicação mais popular e democrático dentre todos, e, com o advento da internet e da tecnologia streaming, o seu acesso pelo público se tornou ainda mais fácil e abrangente.


Mas afinal de contas, o que é web rádio e streaming? Web rádio é uma rádio digital ou online, que transmite sua programação pela internet, utilizando-se da tecnologia denominada streaming. É uma rádio, só que a sua transmissão não se dá através de ondas eletromagnétidas, assim como ocorre com as emissoras AM e FM.

Streaming é uma tecnologia de transmissão de dados pela internet. Para essa transmissão acontecer, é necessário de uma codificação apropriada (enconder) e da transmissão aos usuários (broadcast).

A primeira web rádio (ou rádio online) surgiu em 1993, nos Estados Unidos, e se chamava Internet Talk Radio. A primeira a transmitir de forma contínua e ao vivo foi a rádio Klif em 1995, também nos Estados Unidos. No Brasil, somente em 1998 é que surgiu a primeira rádio online, a rádio Totem.

Web Rádio Precisa de Autorização do Governo?

De acordo com a legislação brasileira, as exigências para ter uma web rádio são bem mais flexíveis do que para as emissoras analógicas. É possível criar a sua sem necessidade de registro em nenhum órgão oficial do governo.

Por outro lado, uma rádio analógica precisa de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Em ambas, claro, o interessado deve observar a legislação de direitos autorais. Sobre esse assunto, sugere-se ao internauta acessar o site do Escritório Central de Arrecadação - ECAD, para maiores informações.

Vantagens da Web Rádio

A web rádio possue inúmeras vantagens em relação às rádios analógicas. A pimeira vantagem é em relação ao custos de implantação, que pode ser até dez vezes menor, comparando-se com os gastos com uma estação por por ondas eletromagnéticas. A segunda, refere-se à qualidade da transmissão. No modelo analógico, a localização é essencial, e quanto mais distante do sinal, pior será a transmissão. Já no modelo pela web, a distância não influncia em nada na qualidade. 

Por outro lado, essas vantagens somente serão interessantes à medida que o serviço de internet tenha uma qualidade mínima para o bom tráfego dos dados. Nesse sentido, uma conexão lenta e intermitente pode afetar em muito as transmissões das web rádios.

Segundo pesquisa realizada em 2017 pela Akamai, o Brasil está em 79o no ranking de internet mais veloz, atrás do México e Chile. A velocidade média de banda laga do usuário é de 6,8 Mbps, enquanto na Coréia do Sul é de 28,6 Mbps.
Categoria:Informação

Deixe seu Comentário